Nossa História

A história da Igreja Presbiteriana de Russas tem início no ano de 1931, quando aqui chegou o Sr. José Pinto Bandeira, homem presbiteriano, que foi transferido para a cidade de Russas pela Empresa de Correios e Telégrafos, onde trabalhava.

         José Pinto Bandeira foi o pioneiro na pregação do Evangelho na cidade de Russas. Com o seu amor ao Evangelho e ao próximo, deu início às reuniões de estudos bíblicos das quais surgiram os primeiros frutos. Os primeiros convertidos foram: o Sr. Milton Loiola e Joaquim Torres. Depois o número de convertidos ao Evangelho aumentou com as conversões de Joaquim Caboclo, João Gomes e João Honorato, e suas respectivas famílias.

Os primeiros cultos foram realizados na residência do Sr. Milton Loiola, situada na Avenida Dom Lino. Depois outros trabalhos foram abertos, como exemplo, na localidade de Poço Verde, na residência da Sra. Sebastiana, onde se converteram a Sra. Isaura Maria da Conceição (a querida irmã Isaura, membro até hoje da Igreja) e seu esposo, o Sr. Francisco Delfino Xavier, que faziam parte da mesma família da irmã Sebastiana.

 Com o crescimento do número de irmãos que abraçavam o Evangelho, formou-se a Congregação Presbiteriana de Russas que passou a pertencer à Missão Americana, cujo responsável era o missionário americano, Rev. Arehart. O citado missionário residia em Fortaleza e tinha sob sua responsabilidade todo o trabalho missionário da região Jaguaribana.  

Com o crescimento contínuo do número dos conversos, começou a se tornar realidade a construção de um Templo para a reunião da Igreja, através de um empréstimo junto à Missão Americana e também com a ajuda dos crentes locais.

Depois de muito trabalho e perseguição por parte da Igreja Católica Romana local, no dia 20 de fevereiro de 1944, foi inaugurado o Templo com as presenças de várias personalidades: Rev. Dr. Natanael Cortez, o Miss. Rev. Arehart, o Rev. Bezerra Lima, o Dr. Ezequiel Menezes (ex-Prefeito de Russas) entre outros. O Templo foi construído no atual endereço da Igreja: Travessa Acelino Pontes, 142 – Centro.

A Igreja teve períodos áureos e, sem dúvidas, períodos difíceis, como exemplo, o retorno à condição de Congregação, em face a saída de muitos membros para a capital do Estado por motivos climáticos (secas) da época.

 Vários pastores passaram pela Igreja de Russas. Os primeiros foram os Revs. Bezerra Lima e Noemias Castelo Branco; em 1948 o Rev. Benedito Morais; em 1950 o Rev. Mosely e o Rev. Francisco Morais; em 1957 o Rev. Isaias Sales; em 1960 o Rev. Francisco Sales e o Rev. Luís Bernardo; em 1982 o Rev. Francisco Caetano Pereira e o Rev. Francisco José (Franzé); de 1994 a 1997 o Rev. Gilberto Morais da Costa; de 1998 a 2003 a igreja foi pastoreada pelo Rev. Tibério Barbosa de Lima, período em que a então Congregação Presbiterial foi reorganizada pelo Presbitério do Ceará, voltando à condição de Igreja na data de 31 de outubro de 1998. De 2004 a 2009 a igreja foi pastoreada pelo Rev. Elias Pinheiro Magalhães. Em janeiro de 2010 assumiu a igreja o Rev. Josmilton Barbosa de Pinho, que pastoreou até dezembro de 2013. Em abril de 2013 o Rev. Márcio Olímpio Gonçalves Freire foi designado pelo Presbitério do Ceará pastor-auxiliar da IP Russas, e assim permaneceu até 17/12/2013, data do seu falecimento. Estes foram os pastores que residiram na cidade de Russas.

A Igreja também teve a assistência de outros pastores, que não fixaram residência, mas que visitavam a Igreja, periodicamente, momento em que eram dados os atos pastorais. Foram eles: Revs. Etinathan Bandeira, Natanael Cortez, Noemias, Othoniel Martins, João Inácio, João Rodrigues, Hildegardo, Enéias e Elni Cortez. Também obreiros e seminaristas deram sua contribuição frente aos trabalhos da igreja. Entre eles destaca-se o Presb. Airton Maia Nogueira, que desde 1989 deu valiosa contribuição para o crescimento da então Congregação Presbiterial de Russas.

A Igreja mantém um seminarista no Seminário Teológico do Nordeste – STNe em Teresina no Piauí, o presb. em disponibilidade David Israel da Silva Lima.

 A Igreja pertence ao Presbitério do Ceará e conta com mais dois trabalhos sob sua responsabilidade: Congregação de Lagoinha no município de Russas-CE e Congregação Deus Conosco, em Sítio Quixaba, no município de Limoeiro do Norte-CE.

Portanto, no dia 20 de fevereiro de 2014 a Igreja Presbiteriana completou 70 anos na cidade de Russas. Outra data marcante são os 16 anos de reorganização da igreja, ocorrida em 31/10/1998 no pastorado do Rev. Tibério Barbosa de Lima e, o conselho, na sua composição, tinha os presbíteros Airton Maia Nogueira, Francisco Estélio Sales e Francisco Valdísio de Sales.

O Rev. Daniel de Barros é o atual pastor da Igreja, tendo assumido em janeiro de 2014. Os presbíteros regentes do atual Conselho são: Francisco Estélio Sales e Francisco Valdísio de Sales.

Até aqui nos ajudou o Senhor. Aleluia!


Histórico fornecido por:
Pb. Estélio Sales
Secretário do Conselho da
Igreja Presbiteriana de Russas
Novembro de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário