quinta-feira, 24 de novembro de 2016

JOSÉ E A SOBERANIA DE DEUS

José era um jovem hebreu que acreditava com muita convicção que a sua vida e todos os acontecimentos, inclusive coisas ruins que lhe sucederam, estavam no controle de Deus.
Ao lembrar os seus irmãos de tudo que lhe aconteceu, a saber, a traição e a venda como escravo para o Egito, ele declarou que tudo isso fazia parte do miraculoso plano de Deus. Após muitos anos, quando José já era governador das terras egípcias, ele dá-se a conhecer a seus irmãos e declara a sua inabalável fé no Deus soberano:

“Eu sou José, vosso irmão, a quem vendestes para o Egito. Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos irriteis contra vós mesmos por me haverdes vendido para aqui; porque para a conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós. Porque já houve dois anos de fome na terra, e ainda restam cinco anos em que não haverá lavoura nem colheita. Deus me enviou adiante de vós, para conservar vossa sucessão na terra e para vos preservar a vida por um grande livramento. Assim, não fostes vós que me enviaste para cá, e sim Deus, que me pôs por pai de Faraó, e senhor de toda a sua casa, e como governador em toda a terra do Egito” (Gn 45.4-8).
José demonstra uma grande compreensão do governo soberano e providencial de Deus, e humildemente se dobra diante da soberania do Altíssimo. Para José, foi Deus quem o enviou ao Egito e o enviou com um propósito bem definido: “Deus me enviou adiante de vós, para conservar vossa sucessão na terra e para vos preservar a vida por um grande livramento” (v.7).
Deus estava operando um grande livramento através dele. Por causa disso, José não deixa amargar a sua alma em vingança contra seus irmãos, pois na visão desse servo de Deus, seus irmãos foram instrumentos desse grande plano do SENHOR.
Quando seus filhos nasceram no Egito, José continuou atribuindo louvor e reconhecimento da bondade e do poder de Deus.  Diz o texto sagrado:
 “Antes de chegar a fome, nasceram dois filhos a José, os quais lhe deu Asenate, filha de Potífera, sacerdote de Om. José ao primogênito chamou de Manassés, pois disse: Deus me fez esquecer de todos os meus trabalhos e de toda a casa de meu pai. Ao segundo, chamou-lhe Efraim, pois disse: Deus me fez próspero na terra da minha aflição” (Gn 41.50-52).
A visão que este homem tem do domínio de Deus sobre o mundo é apaixonante! Deus é o centro de sua vida e pensamento. É Deus quem o envia ao Egito para efetuar por meio dele um grande livramento. É Deus quem lhe concede domínio sobre o Egito. É Deus quem o faz esquecer-se de todos os seus trabalhos e é Deus quem o abençoa numa terra de aflição. Sofrimento, paganismo, distância de sua família não conseguem abalar a fé de José, pois sua visão está centrada em Deus.
O livro do Gênesis que narra à história de José encerra-se com uma grande declaração da soberania de Deus que todos nós amamos: “Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida” (Gn 50.20). Tendo isso em mente, que possamos colocar em prática, aprendendo cada dia a descansar no cuidado de Deus. Sabendo que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito (Rm 8.28). 


Rikison Moura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário