quarta-feira, 12 de outubro de 2016

MEU QUERIDO JOÃOZINHO

Nesse dia 12 de outubro onde se comemora o dia das crianças, quero lembrar nossa responsabilidade como pais cristãos na formação moral e espiritual de nossos filhos.
O Reformador Martinho Lutero, mesmo sendo um homem que estava ativamente envolvido na obra de Deus, não se esquecia de seus filhos. Numa carta escrita para o seu filho João, Lutero deixa transparecer o seu cuidado e sua preocupação com a formação espiritual de seu filho.

A seguir temos as palavras de Lutero na carta endereçada ao seu filho: 1
A meu filho amado do coração, Joãozinho Lutero, em Wittenberg. Graça e paz em Cristo!
Eu conheço um jardim muito lindo e divertido, onde andam muitas crianças, vestidas de roupa dourada e que recolhem bonitas maças debaixo das árvores, e pêras, cerejas, nêsperas e ameixas, cantam, saltam e estão contentes. Também têm belos cavalinhos com arreios de ouro e selas de prata.
Perguntei ao dono do jardim de quem seriam as crianças. Ele respondeu: “São as crianças que gostam de orar, aprender e ser devotas”. Então falei: “Caro senhor, eu também tenho um filho, chamado Joãozinho. Será que ele também não poderia entrar no jardim?”. Ao que o senhor respondeu: “Se ele gosta de orar, aprender e ser devoto, ele também pode entrar no jardim. O Lipe e o Justo também. E quando vierem todos, também eles vãos assobiar, ter tambores, alaúdes e toda espécie de instrumentos de corda, e também vão dançar e atirar com pequenos arcabuzes”.
Ele me mostrou uma jóia de gramado no jardim, especialmente para dançar; ali havia apitos e tambores de puro ouro e excelentes arcabuzes de prata. Disse a ele: “Ah, caro Senhor, quero ir bem ligeiro e escrever todas essas coisas para o meu Joãozinho. Ele tem uma tia Lena, esta ele tem que trazer junto”. Então o homem falou: “Tudo bem, vai lá e escreve isso para ele”.
Portanto, querido Joãozinho, estude e ore sem vacilar e diga isso a Lipe e Justo também, assim vocês vão entrar juntos no jardim. Deus o abençoe, e dê lembranças à tia Lena e um beijo por mim. Teu querido pai Martinho Lutero.
Carta a seu filho João, 19/06/1530.


1 Extraído do livro Martin Lutero, Discípulo – Testemunha – Reformador. Ricardo Willy Rieth   

Nenhum comentário:

Postar um comentário