sábado, 2 de janeiro de 2016

EDIFICANDO AS OVELHAS E AFUGENTANDO OS LOBOS

Você pode até não gostar de controvérsias, mas quando a verdade de Deus é ameaçada, você não deve ficar neutro. Se você ama a Deus e Sua Palavra você precisa se posicionar em favor da verdade divina. Somos chamados a batalhar pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos (Jd 3).
Na tentativa de edificar os santos é inevitável que você também desbarate os hereges. Digo que é a cara e a coroa da mesma moeda. Enquanto a espada do Espírito edifica os santos de Deus, revela todo o engano atroz dos filhos do diabo, expondo para todos as suas fedorentas entranhas, suas detestáveis heresias.

Lutero dizia que o pastor tem de combinar alimentação com defesa. Se a defesa não for feita, o lobo devora juntos a ovelha e aquele que a alimenta.
Calvino dizia que o pastor necessita de duas vozes: uma para ajuntar as ovelhas, e outra para expulsar os lobos ladrões.
O homem de Deus é como Neemias lá no muro. Numa mão ele tem uma colher de pedreiro, na outra mão uma espada. Com a colher ele edificava, com a espada estava pronto a destruir os inimigos da obra de Deus. Não podemos nos contentar em simplesmente pregar a verdade, essa é somente uma parte do trabalho dos ministros, a outra parte é atacar o erro e dissipar todo o engano do diabo.
Antes de fazer isso, deixe-me dizer o quanto lhe custará. Sabemos que a verdade não é e nunca foi popular. Meter-se em controvérsias e lutar pela verdade de Deus lhe custará sangue, suor e lágrimas. Você será perseguido, odiado e incompreendido até mesmo pelos seus próprios amigos.
Lembra-se do que aconteceu a Spurgeon no século 19? Ao denunciar o declínio da igreja que se enamorava do modernismo, muitos dos seus amigos e alunos do seu Colégio de Pastores ficaram contra ele. A União Batista aprovou a censura contra o “príncipe dos pregadores”; dos quase cem participantes da União Batista, apenas cinco votaram a favor de Spurgeon. Os outros acharam absurdas e exageradas as suas acusações, porém, o tempo mostrou que Spurgeon estava certo, no século seguinte o evangelicalismo foi dizimado na Inglaterra.
Hoje a Europa, o lugar que foi o berço do Protestantismo no século XVI, de movimentos como o Puritanismo, e de firmes teologias como o Calvinismo, hoje é conhecida como: “Continente Pós-Cristão”. Onde a heresia entra e se aninha ela mata. A mesma Europa, juntamente com os Estados Unidos, derrama sobre a América Latina as suas heresias e o que nasce ruim lá, nós conseguimos piorar.
Homens de Deus o que há com vocês? Continuarão com a espada embainhada enquanto os inimigos da verdade dizimam milhares de almas? Desembainhe a Espada do Espirito e deixem os inimigos de Cristo prostrados. Tenham confiança na vitória do evangelho da glória de Cristo. “Porque nada podemos contra a verdade, senão em favor da própria verdade” (2Co 13.8).
O diabo levantar-se-á com fúria titânica, pois atacar a mentira é atacar o seu reino, pois ele é o pai da mentira (Jo 8.44). Porém, muito maior é aquele que está em nós do que aquele que está no mundo (1Jo 4.4).
Rikison Moura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário