sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

AMOR... TÃO GRANDE AMOR.

Escrever e falar sobre o amor é tarefa fácil, mas viver uma vida de amor altruísta, abnegado, ativo é difícil, para o homem não regenerado, eu diria que é impossível. Por isso, Deus, por pura graça e misericórdia, através de Seu Espírito derramou do Seu amor em nosso coração (Rm5.5). Por isso o Novo Testamento apresenta o amor como a preeminente virtude cristã, caracterizando todos aqueles que são filhos de Deus. O Senhor Jesus Cristo declarou:
“Novo mandamento vos dou: que vos amei uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos amei uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros” (Jo 13.34,35).
O apóstolo João escreve:
“Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor” (1 João 4.7,8).

Em outro texto, o mesmo apóstolo declara que é uma incoerência, de fato, uma mentira declararmos que amamos a Deus e no mesmo instante odiarmos os irmãos, pois se não amamos os irmãos a quem vemos, como amaremos à Deus o qual não podemos vê (1Jo 4.20).
O novo nascimento, que é uma operação do Espírito Santo em nossos corações, nos torna coparticipantes da natureza divina (2 Pedro 1.4), e uma vez que Deus é amor, os Seus filhos, que participam de sua natureza devem refletir habitualmente esse amor.
Sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos, por outro lado, aquele que não ama permanece na morte (1Jo 3.14). Aquele que odeia a seu irmão é assassino e não tem a vida eterna permanente em si (1Jo 3.15). O ódio pelos irmãos é uma evidencia que o indivíduo não é filho de Deus, não importa o quanto ele se considere cristão, Deus não o considerará! O amor é a apologética final! Não importa em quantas atividades estivermos envolvidos se não tivermos amor, nada nos aproveitará (1Co 13.1-3). Quem odeia a seu irmão permanece nas trevas e o diabo é o príncipe das trevas, as trevas é o oposto da luz, e o ódio é o oposto do amor, por isso aquele que odeia a seu irmão não conhece a Deus, pois Deus é Luz (1 João 1.5) e Deus é amor (1 João 4.8).
O amor não é cego, como dizem alguns, o amor enxerga muito longe, ele procede de Deus, os seus olhos estão fitos em Deus, e d’Ele recebe força, direcionamento e padrão para o desenvolvimento de toda à prática cristã. O amor não é estático, frio, teórico, mas ele é pura ação, ele é frutífero, ele age, ele corre, movimenta-se sempre em direção ao necessitado com ações concretas.
“Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o coração, como pode permanecer nele o amor de Deus? Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade” (1Jo 3.17,18).
Aquele que ama não abre apenas os lábios em belos discursos sobre o amor, atos falam muito mais alto do que palavras. Ele abre a boca e também o bolso. Ele abre a casa, a igreja para acudir o necessitado. Ao amarmos uns aos outros, permanecemos em Deus e Ele em nós, e o seu amor é, em nós aperfeiçoado. Aquele que permanece no amor permanece em Deus.


Rikison Moura, V. D. M

Nenhum comentário:

Postar um comentário