terça-feira, 7 de outubro de 2014

A MARAVILHOSA DOUTRINA DA ADOÇÃO.

Nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito da sua vontade” (Ef 1.5).
Essa doutrina é particularmente bela e solene. Ela é alívio para uma consciência aflita e refúgio para uma alma cansada. Sabermos que Deus é nosso Pai celestial, que fomos adotados em Sua sagrada família é motivo dos mais altos louvores.
Nascemos na família de Deus. Ele mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, por pura graça e misericórdia decidiu nos adotar. A adoção é um ato livre da graça de Deus. É uma escolha voluntária. Ao sermos adotados na família de Deus, recebemos um novo nome, uma nova herança e uma nova vida. O nosso passado de pecado, de miséria é deixado para trás. A nossa dívida é cancelada. Nos tornamos participantes da herança de Deus. O apóstolo Paulo escrevendo aos romanos declara: “Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo...” (Rm 8.17). Deus colocou à nossa disposição as riquezas de sua graça (Ef 1.7; 2.7), as riquezas de sua glória (Fp 4.19), as riquezas de sua bondade (Rm 2.4) e as riquezas de sua sabedoria (Rm 11.33ss) – e todas as riquezas de Deus encontram-se em Jesus Cristo (Cl 1.19; 2.3). Ele é nosso irmão mais velho.

No contexto do mundo romano a cerimônia de adoção era realizada na presença de sete testemunhas. Se por acaso, o pai adotivo morresse e acontecesse alguma disputa quanto ao direito de herança do filho adotivo; uma ou mais das sete testemunhas originais se levantavam e juravam que a adoção era genuína e verdadeira. Assim, estava garantido o direito do adotado que recebia sua herança. Paulo nos diz que o próprio Espírito Santo é a testemunha de nossa adoção na família de Deus. “O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Rm 8.16). 
Talvez você que ainda não creu em Jesus Cristo esteja dizendo: “Mas eu também sou filho de Deus”. Sinto em desapontá-lo, mas não é isso que a Bíblia afirma. A Palavra de Deus deixa claro que a paternidade de Deus não é universal. Nem todos os seres humanos são filhos de Deus. Paulo escreve aos romanos: “Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” (Rm 8.14). Somente aqueles que creem em Jesus Cristo como Senhor e Salvador, somente aqueles que foram lavados no Sangue do Cordeiro de Deus são, de fato, filhos de Deus. Aqueles que se mantêm rebeldes contra Deus, que andam desenfreadamente no pecado, que são escravos do pecado, não são filhos de Deus, e sim filhos do diabo. Aos judeus que se mantinham rebeldes contra o Filho de Deus, que odiavam Jesus e procurava matá-lo, e mesmo assim diziam serem filhos de Deus, Jesus declarou:
“Se Deus fosse, de fato, o vosso pai, certamente me haveis de amar; porque eu vim de Deus e aqui estou; pois não vim de mim mesmo, mas ele me enviou. Qual a razão por que não compreendes a minha linguagem? É porque sois incapazes de ouvir a minha palavra. Vós sois filhos do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira. Mas, porque eu digo a verdade, não credes. Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso, não me dais ouvidos, porque não sois de Deus” (Jo 8.42-47).
O que Jesus está ensinando aqui é que a filiação é confirmada pela conduta. O filho manifesta as características do pai. É por isso que Paulo escrevendo aos efésios diz: “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados” (Ef 5,1). Aqueles que não se firmam na verdade não são filhos de Deus, mas estão apenas reproduzindo ou manifestando as características do diabo, que é mentiroso e homicida. Só há duas famílias na terra: a família de Deus e a família do diabo. O trigo e o joio, as ovelhas e os bodes. Onde você se encontra nesse momento? Quem é o seu pai? A sua conduta confirma a sua filiação.


Rikison Moura, V. D. M

Nenhum comentário:

Postar um comentário