terça-feira, 30 de setembro de 2014

TEÍSMO ABERTO: UMA MALDITA HERESIA.

Não existe algo mais triste e irritante do que ouvir um adepto do Teísmo Aberto blasonando a sua verborragia malcheirosa contra Deus. O Teísmo Aberto, também chamado de Teologia Relacional, é uma verdadeira afronta contra o Deus da Escritura. Essa maldita heresia apresenta-nos um “Deus” pequeno, que estaria sempre aprendendo coisas novas, evoluindo, acompanhando os eventos sem ter a capacidade de interferir.
Ainda lembro-me como se fosse hoje, em que na ocasião do Tsunami ocorrido no Japão, os “mestres” desse movimento disseram que Deus não sabia que um Tsunami atingiria o Japão e mesmo que soubesse não poderia impedi-lo. Em outras palavras, o Teísmo Aberto despoja Deus de Seu eterno poder. Nessa perspectiva “teológica”, a Onipotência, Onipresença e Onisciência não faz nenhum sentido.

As palavras que citarei a seguir entre aspas são comuns no pensamento e linguagem do Teísmo Aberto:
“Deus não deseja que a dor e o sofrimento ocorram, e, quando isso acontece, ele se sente tão mal com a situação como aqueles que estão sofrendo”.
“O mal que Deus não deseja acontece a todo momento e, com frequência, não serve para nenhum bom propósito”.
“Embora, Deus não possa evitar que uma boa parcela de coisas ruins aconteça, ele sempre estará conosco quando elas acontecem”.
Em outras palavras, o que esses hereges estão dizendo é que Deus está vendo as coisas acontecerem, o mal que ele não quer que aconteça acontece, ele simplesmente não pode evita-lo e nem tampouco usá-los para os seus propósitos. Por isso, ele está tão triste e confuso como nós que estamos sofrendo, ele lamenta juntamente conosco, ele sofre por não poder nos ajudar. Que heresia absurda.
Do Gênesis ao Apocalipse a Bíblia declara a grandeza, o poder e a perfeição de Deus.  Muitos versículos poderiam ser citados, mas para provar a nossa argumentação creio que esses bastam:
“Lembrai-vos das coisas passadas da antiguidade: que eu sou Deus, e não há outro, eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim; que desde o princípio anuncio o que há de acontecer e desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha vontade...” (Is 46.9,10).
“Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado” (Jó 42.2).
“Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem...” (Gn 50.20).
“...Pois até a ira humana há de louvar-te...” (Sl 76.10).
“Porque verdadeiramente se ajuntaram nesta cidade contra o teu santo Servo Jesus, ao qual ungiste, Herodes e Pôncio Pilatos, com gentios e gente de Israel, para fazerem tudo o que a tua mão e o teu propósito predeterminaram” (At 4.27,28).
Deus é Soberano! Para Ele não existe impossíveis. Ele não pode ser frustrado, Ele não pode ser vencido. Ele é o SENHOR de toda a terra. Ele é o Rei Eterno e vitorioso. Deus sabe de todas as coisas, Seus caminhos são perfeitos. Sua vontade é vitoriosa. Todas as coisas, tanto as grandes como as pequenas, estão a serviço de Deus. Não existe nem um lugar nesse imenso e misterioso universo, onde o Deus soberano não possa reivindicar posse. O teísmo aberto, portanto, é uma falácia, uma heresia que atenta frontalmente contra o Deus da Escritura, por isso deve ser rechaçado, pois aqueles que se rendem aos seus encantos, estão sob a jurisdição de Satanás e militando contra o Altíssimo.
Rikison Moura, V. D. M


Nenhum comentário:

Postar um comentário