terça-feira, 2 de setembro de 2014

ENTREVISTA COM CALVINO.

Se você pudesse ter a oportunidade de entrevistar Calvino, o que você perguntaria? Bem, não sei o que vocês diriam a ele, mas eu faria mais ou menos assim.

Boa Noite, está no ar mais uma edição do Jornal Reforma já! O seu programa de entrevistas e notícias cristãs. Hoje nós temos o prazer de receber o teólogo, comentarista, sistematizador de doutrinas, pregador, pastor e servo de Cristo, João Calvino.

Calvino, logo de início quero falar de um assunto que está na moda.
1. Temos visto muitos pastores e pregadores dando muita ênfase aos milagres, a ponto de haver reuniões especificas para isso, e no fim o pregador é visto como o “poderoso” e assim o seu próprio nome e ministério é exaltado. Como você analisa esse evangelho centrado apenas em milagres?
- Sejam quais os milagres que busquem glorificar a criatura em lugar do Criador, e que fomentem a mentira em lugar da Palavra de Deus, são manifestações do Diabo.


2. Como diz a Escritura um abismo chama outro abismo, muitos daqueles que tem usado esse expediente de centralizar a mensagem apenas nos milagres, também tem usado o evangelho como fonte de lucro. O que você diria para aqueles que usam o ministério para enriquecer?
- Aqueles que se aferram à aquisição de dinheiro, e que usam a piedade para granjearem lucros, tornam-se culpados de sacrilégio.

3.  Temos visto muitos jovens aderindo a fé reformada, mas muitos deles tem se envolvido em controvérsias fúteis, e disputas tolas. Isso é uma tendência comum aos jovens?
- Os jovens, em meio as controvérsias, se irritam muito mais depressa do que os de mais idade, se iram mais facilmente, cometem mais equívocos por falta de experiência e se precipitam com mais ousadia e temeridade. Daí ter Paulo boas razões para aconselhar um jovem precaver-se contra os erros próprios de sua idade, os quais de outra forma, poderiam facilmente envolvê-lo em disputas inúteis.

4. Afinal de contas, por que existe tantas controvérsias?
- Orgulho ou autoglorificação é a causa e ponto de partida de todas as controvérsias, quando cada um, reivindicando para si além de sua capacidade, está ávido em ter outros sob seu poder.

5. Falando em polêmica, temos visto que o papa tem emitido bulas de excomunhão contra aqueles que tem abraçado o Protestantismo. O que você diria para aqueles que estão sendo perseguidos pelo papa?
- Não carecemos recear os trovões do papa, se Deus nos promete do céu paz e misericórdia.

6. Satanás é o nosso arqui-inimigo. Sagaz e perigoso, podendo até mesmo transfigurar-se em anjo de luz. O que fazer para vencê-lo?
- Indubitavelmente, a melhor forma de vencer Satanás consiste em não sairmos de nós mesmos, mas sustentarmos um conflito interno contra os desejos de nosso próprio coração.

7. Calvino, desde o início da Igreja houve pessoas que tentaram perverter a fé dos santos por meio de suas heresias e mesmo sendo tenazmente combatido por homens competentes, ela nunca foi totalmente extirpada. Por que?  
- Satanás jamais descansa enquanto não envida esforço para obscurecer, com suas mentiras, a santa doutrina de Cristo, e a vontade de Deus é que nossa fé seja provada com tais conflitos (...) A Igreja terá sempre em seu seio pessoas hipócritas e perversas, as quais preferem suas próprias cobiças à Palavra de Deus.

8. A igreja de Roma durante muito tempo tem desconsiderado o testemunho bíblico a favor da verdade e por isso tem perpetrado falaciosas heresias, talvez uma das piores seja o purgatório. O que você acha da heresia romana do purgatório?
- É preciso gritar em alta voz que o purgatório é uma perniciosa ficção de Satanás, que põe em tremendo opróbrio a misericórdia de Deus, anula a cruz de Cristo, e dissipa e subverte a fé.

9. Vejo que você combate o erro com muita firmeza, mas há pastores que ensarilharam as armas e já não mais combatem o erro doutrinário. O que você diria para eles?
- Um bom pastor deve estar sempre alerta para que seu silêncio não propicie a invasão de doutrinas ímpias e danosas, e ainda propicie aos perversos uma irrefreada oportunidade de difundi-las.

10. Sabemos que você tem feito um grande trabalho pastoral em Genebra, edificando e doutrinando a igreja com a Palavra de Deus. É fácil edificar uma igreja?
- A edificação de uma igreja não é tarefa tão fácil que se torne possível fazer com que tudo seja imediata e perfeitamente completado [...] Hoje sabemos pela própria experiência que o que requer não é o labor de um ou dois anos para levantar as igrejas caídas a uma condição mais ou menos funcional. Aqueles que têm alcançado diligente progresso por muitos anos devem ainda preocupar-se em corrigir muitas coisas.

11. A Igreja Evangélica Brasileira têm passado por um período difícil. Muitos diagnósticos são feitos e poucas atitudes são tomadas a fim de melhorar a saúde da igreja. Muitos dizem que a solução para à igreja é orar mais. Você concorda com isso?
- Precisamos enfatizar que orar não é um substituto para a obediência. É fútil dizer a uma igreja que orar é a solução para a falta de crescimento, quando não existe qualquer interesse em ver a Palavra de Deus ser obedecida, e não há qualquer disciplina na igreja.

12. Você tem se empenhado no ensino e na formação de bons mestres. Em poucas palavras qual é a missão de um bom mestre?
- O alvo de um bom mestre deve ser sempre converter os homens do mundo para que volvam seus olhos para o céu [...] A tarefa dos mestres consiste em preservar e propagar as sãs doutrinas para que a pureza da religião permaneça na Igreja.

13. A Bíblia diz que o homem foi criado a imagem e semelhança de Deus. O que aconteceu com essa imagem após a Queda do homem em pecado?
- Quando de seu estado original decaiu Adão, não há a mínima dúvida de que por esta defecção se haja alienado de Deus. Pelo que, embora concedamos não haja sido nele aniquilada e apagada de todo a imagem de Deus, foi ela, todavia, corrompida a tal ponto que, o que quer que reste, é horrenda deformidade.

14. Há alguma possibilidade dessa imagem divina ser novamente restaurada no homem?
- Por meio da regeneração, Deus cria de novo sua imagem em seus eleitos. O arrependimento é uma regeneração espiritual cujo objetivo é que a imagem de Deus, obscurecida e quase apagada em nós pela transgressão de Adão, seja restaurada. [...] Assim, pois mediante essa regeneração, somos restabelecidos na justiça de Deus, da qual tínhamos sido despojados por Adão. Pois a Deus agrada restabelecer integralmente todos os que Ele adota na herança da vida eterna.

15. As eleições estão chegando, dia 05 de outubro iremos as urnas para escolher os administradores desse país. Gostaria que você desse uma palavra direcionada aqueles que administram.
Não se deve pôr em dúvida que o poder civil é uma vocação, não somente santa e legítima diante de Deus, mas também mui sacrossanta e honrosa entre todas as vocações (...) A sua administração não deve ser feita em função de si próprios, mas visando ao bem público. Nem têm eles poderes ilimitados, senão que sua autoridade se restringe ao bem-estar de seus súditos. Em resumo, são responsáveis diante de Deus e dos homens pelo exercício de sua magistratura. Uma vez que foram escolhidos e delegados por Deus mesmo, é diante deste que são responsáveis.  

16. Dizem que não existe dor maior do que a dor de perder um filho, e infelizmente, o seu filho com Idellete morreu duas semanas após o nascimento. Como pai, como você se sentiu ao perder o seu filho?
- Certamente o Senhor nos infringiu uma dolorosa ferida com a morte de nosso filho. Mas Ele próprio é pai e sabe o que é bom para seus filhos.

17. Esse seu teocentrismo me impressiona. Essa visão maiúscula de Deus lhe fortalece?
- Sabemos que se ele [Deus] não nos segurasse por seu poder a todo instante, seríamos reduzidos a nada [...] Nossa fé não tem que estar fundamentada no que tenhamos pensado por nós mesmos, mas no que foi prometido por Deus. E seja o que for que Deus tenha que fazer, inquestionavelmente o fará, se ele o tiver prometido.

18. Você tem medo de morrer?
- Se recordarmos que por meio da morte somos chamados de volta do exílio ao nosso verdadeiro lugar, não se encherá o nosso coração de consolação? Porém, como se tem dito, não há nada neste mundo que não queira ser permanente. [...] Declaramos positivamente que ninguém tem feito nenhum progresso na escola de Cristo, a menos que espere rejubilante o dia de sua morte e ressurreição final.   

19. O nosso programa está chegando ao fim. Desde já lhe agradeço por tão solicitamente ter atendido o nosso convite. Se os ventos soprarem a favor, se encontramos tempo oportuno, quem sabe se você não volta novamente ao nosso programa?
- Os tempos estão nas mãos e à disposição de Deus, de modo que devemos crer que tudo é feito na ordem prefixada e no tempo predeterminado.

 20. Amém. Uma última palavra para os nossos leitores.
- O único fundamento de toda a religião é a imutável verdade de Deus.

Esse foi o Jornal Reforma já, hoje estivemos com João Calvino, fiquem com Deus, e até a próxima.
Rikison Moura, V. D. M

Obra Consultada: COSTA, Hermisten, Calvino de A a Z, Vida Acadêmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário